quarta-feira, 18 de maio de 2011

Abertura do Diafragma




1. O que é uma abertura de diafragma?

Muito parecida com a íris dos olhos, que controla o tamanho da pupila dependendo da quantidade de luz, toda objetiva possui um diafragma interno, formado por uma série de lâminas metálicas, que abrem e fecham de acordo com a regulagem, originando uma determinada abertura.

Este "buraco" ajustável é um dps grandes responsáveis pela quantidade de luz que o filme recebe. Abrindo ou fechando a abertura do diafragma é possível aumentar ou diminuir a quantidade de luz que alcança a emulsão e, conseqüentemente, define o resultado.

As aberturas das lentes são medidas em f-stops, numa escala onde os valores são duplicados a cada f-stop. Este é um dos conceitos que mais confunde quem se está a iniciar na fotografia, por vários motivos. leia mais sobre F/Stop aqui: http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo/como-entender-stops-e-exposicao-em-fotografia-digital

2. Pequenas e grandes aberturas, o que significam?

Pequenas aberturas são aquelas em que o buraco, produzido pelas lâminas do diafragma, é pequeno e grandes aberturas quando o orifício é maior.

Importante: as aberturas menores são as que apresentam os maiores números (f/11, f/16, f/22, etc) e as grandes aberturas são as designadas pelos menores (f/2.8, f/4, f/5.6, etc). Em princípio pode confundir, mas o motivo disso é que cada f/número é, na realidade, uma fração: como 1/8 (velocidade) é menor que 1/4, então f/8 originará um buraco menor do que f/4.


3. Como a abertura é controlada?

Em quase todas as câmeras é possível aumentar ou diminuir a abertura de diafragma, permitindo que entre mais ou menos luz pela objetiva. Algumas câmeras monoreflex (SLR) com sistema automático de exposição, ajustam a abertura automaticamente. Já nos modelos de controle manual, é o próprio fotógrafo que seleciona a regulagem mais adequada para o resultado que deseja.

Na maioria dos equipamentos, a seleção é feita por meio de um anel presente na parte de trás da objetiva, próximo ao corpo da câmera. Basta girá-lo até que o número de abertura desejada chegue a marca indicadora. No entanto, já é possível enontrar câmeras mais modernas, que permitem uma regulagem eletrônica com a ajuda de controles digitais - botões ou dials.


4. Como a abertura pode influenciar a profundidade de campo?

A combinação da abertura com a velocidade de disparo não afeta apenas a quantidade de luz mas, também, o quanto da cena ficará nítido na foto final.

A profundidade de campo, como é conhecida esta área, é a zona de nitidez aparente na frente e atrás do assunto em que a câmera está focalizando. Além da abertura, outros dois fatores podem influenciar a profundidade de campo: a distância focal da objetiva e a distância do motivo.

Na prática, aberturas pequenas (f/16, f/22) geram profundidades de campo extensas, com quase tudo nítido, enquanto grandes aberturas (f/4, f/2.8) fornecem áreas limitadas de nitidez, com apenas uma parte da cena em foco.



Por Isabela .

Nenhum comentário:

Postar um comentário